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Cobranças da Plataforma do Whatsapp

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Para efetuar o pagamento ao Whatsapp, é necessário possuir um cartão de crédito válido.

A Plataforma do WhatsApp Business oferece diversas vantagens para empresas, mas é importante destacar que seu uso é pago. A cobrança é realizada com base no número de conversas, e varia conforme a política de preços do WhatsApp.

Utilizar uma solução paga como a Plataforma do WhatsApp Business permite que sua empresa aproveite funcionalidades avançadas e suporte dedicado, assegurando um atendimento de alta qualidade para seus clientes.

Preços baseados em conversa

Este documento explica o funcionamento dos preços baseados em conversa na Plataforma do WhatsApp Business.

O Whatsapp cobra por conversa, e não por mensagem enviada. As conversas são mensagens trocadas entre você e os clientes dentro de um período de 24 horas. Quando as mensagens enviadas por você são entregues aos clientes, a conversa é considerada iniciada, e a cobrança é efetuada. Os critérios que determinam quando uma conversa é iniciada e como ela é categorizada estão descritos abaixo.

Categorias de conversa

As conversas se enquadram em uma das seguintes categorias:

  • Marketing: permitem que você atinja uma ampla gama de objetivos, desde gerar reconhecimento até impulsionar vendas e redirecionar clientes. Os exemplos incluem anúncios de novos produtos, serviços ou recursos, promoções/ofertas direcionadas e lembretes de abandono de carrinho.
  • Utilidade: permitem acompanhar ações ou solicitações do usuário. Os exemplos incluem confirmação de aceitação, gerenciamento de pedidos/entregas (por exemplo, atualização de entrega), atualizações ou alertas de conta (por exemplo, lembrete de pagamento) ou pesquisas de feedback.
  • Autenticação: permitem que você confirme a identidade do usuário usando códigos de acesso descartáveis em várias etapas do processo de login (por exemplo, verificação e recuperação da conta ou desafios de integridade).
  • Serviço: permitem que você resolva dúvidas dos clientes. As conversas de marketing, utilidade e autenticação só podem ser iniciadas com modelos de mensagem. Já as conversas de serviço podem ser iniciadas apenas com mensagens em formato livre.

Para ver mais detalhes sobre as categorias de conversa e saber como escolher a opção apropriada ao criar um modelo de mensagem, consulte Categorização de modelos.

Janelas de atendimento ao cliente

Quando você recebe uma mensagem de um cliente, uma janela de atendimento de 24 horas é aberta. Durante esse período, você pode enviar mensagens em formato livre ou modelos de mensagem. No entanto, após a janela de atendimento, só é possível enviar modelos de mensagem.

Conversas do período gratuito

Cada conta do WhatsApp Business tem direito a 1.000 conversas de serviço gratuitas por mês para todos os números de telefone comerciais. Esse limite é atualizado no início de cada mês, de acordo com o fuso horário da conta do WhatsApp Business.

Não há gratuidade para conversas de marketing, utilidade e autenticação.

Preços

Os preços variam de acordo com a categoria da conversa e o país ou a região.

Essas tarifas são aplicadas a todas as conversas iniciadas a partir de 1º de junho de 2023, à meia-noite, no fuso horário da conta do WhatsApp Business.

Preços por conversa (Brasil)Valor (Dolar)
Modelo de marketing0.0625
Modelo de utilidade0.0350
Modelo de autenticação0.0315
atenção

A Meta, empresa controladora e proprietária do WhatsApp, reserva-se o direito de alterar os valores associados ao uso da plataforma a qualquer momento. Recomendamos que você retorne aqui regularmente para conferir os valores atualizados e garantir que esteja ciente das últimas informações relacionadas aos custos e taxas aplicáveis ao serviço.